Nota Presidencial sobre o Culto Matutino.
A paz do Senhor a todos! Passando para lembrar nosso culto matutino neste sábado (5), das 5:30 às 6:30. Os hinos sugeridos são 484, 39 e 255 da Harpa Cristã. O texto bíblico para meditação e oração será At 11.5-18. Vejamos as revelações de Deus.
1) “O qual te dirá palavras com que te salves, tu e a tua casa”. Aprendemos aqui que, apesar do bom caráter, da piedade e da caridade, Cornélio, para sua salvação, necessitava conhecer a Jesus como seu Senhor e Salvador. Foi necessário que Pedro lhe anunciasse a remissão dos pecados por meio do sacrifício expiatório de Cristo (ver At 10.43). A salvação de Deus é exclusivamente pela graça, o pecador é declarado perdoado e justificado exclusivamente pela fé na pessoa bendita de Jesus Cristo (Ef 2.8-9; Rm 5.1, 2, 6-11). Não é pelos nossos méritos, nem pelos méritos dos servos de Deus que já partiram, nem pelas nossas boas obras, mas totalmente pelos méritos de Cristo, pois no batismo dele e na transfiguração, o Pai falara: “Este é o meu filho amado, no qual eu me agrado” (Mt 3.16; 17.5). Ninguém - nem deste nem do outro mundo - teve a aprovação total do Pai, nem mesmo os anjos, pois “em seus próprios anjos, encontra defeitos” (Jó 4.18). Portanto, só confiando nos méritos de Cristo, o homem pode ser salvo. O profeta Isaías disse que nossos atos de justiça diante de Deus “são trapos imundos” (Is 64.6). Assim sendo, bradamos ousadamente: Só Cristo salva!
2) “E ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade, até aos gentios Deus deu o arrependimento para a vida”. Lembremos que foram os da “circuncisão” que criaram a celeuma e queriam partir para a briga irados com Pedro, que ganhara muitas almas para Jesus em Cesárea. Laroche Foucald (1613-1680) dizia que “o mal que praticamos não atrai tanta perseguição e ódio quanto as nossas boas qualidades”. Você já observou? Gente ruim aparentemente vive "muito bem, obrigado", e até surgem admiradores e defensores. Você conhece algum corrupto pelo qual o povo é capaz de “matar e morrer”? Pois é, sempre foi e sempre será assim, afinal, pediram a liberdade de Barrabás e a crucificação de Jesus, mas nós precisamos aprender a trabalhar com essa gente. Pedro não os afrontou, nem mediu força com eles, simplesmente fez como o Senhor há muito recomendara em Pv 15.1: “Palavra dura suscita ira, mas a resposta branda desvia o furor”. Foi o que Pedro fez, calmamente deu-lhes uma explicação! Creio que antes ele orou a Deus pedindo que amansasse as feras, e foi o que Deus fez! No final da reunião, os da “circuncisão” estavam desarmados e glorificando a Deus e não tiveram como vencer o santo apóstolo. Que Deus nos ajude!
OREMOS para Deus repreender todo espírito contrário no meio do Seu ministério e da igreja em geral; para que os servos de Deus não desanimem diante das lutas que surgem; por um novo avivamento semelhante ao de Atos nos nossos dias, pelos cristãos do norte de Moçambique que estão sendo martirizados por radicais islâmicos, enquanto a ONU e os grupos dos “direitos humanos”, mancomunados com a imprensa mundial, estão calados. Estejamos com o Senhor no jardim de oração. Rm 12.15.
0 Comentários